04 de Novembro de 2016 0 comentários
Tanto um quanto outro devem passar o posicionamento, os diferenciais e a oferta de valor do seu negócio. No caso específico de Marketing Digital, fique atento em como essas peças vão aparecer na tela de computadores e outros dispositivos móveis. Evite detalhes exagerados que possam desaparecer devido à resolução dos aparelhos. Pronto, agora vamos a dicas de Marketing Digital e design mais objetivas:
Design de sites
Um dos conceitos mais empregados nesta mídia, principalmente quando se trata de Landing Pages, é o chamado “above the fold”. Isto é, assim que o site for aberto no navegador do usuário as informações mais importantes devem estar presentes na tela sem que haja a necessidade de rodar a barra de scroll. Portanto, um design enxuto é recomendado!
Resumidamente estes elementos importantes são os seguintes:
Chamada principal indo direto ao assunto;
Pequeno parágrafo secundário explicando seu negócio;
Call to Action em cores chamativas e com palavras que levam à ação desejada;
Alguns elementos de confiança, como depoimentos de clientes, selos de site seguro e links que possibilitam consultar rapidamente suas mídias sociais;
Formulário (com poucos campos) para pegar informações dos clientes.
Além disso, garanta um design clean, de fácil usabilidade, em que a pessoa se sinta bem e segura de navegar, sem excesso de cliques. Use a psicologia das cores da melhor maneira, conforme a identidade visual de seu negócio.
Capa para Facebook
Poderíamos falar de diversas outras plataformas sociais, mas o Facebook é a mais popular e receberá um pouco mais de nossa atenção na forma de dicas de Marketing Digital para criar capa de Facebook.
A “capa” tem 2 elementos principais:
O “avatar”, aquele quadradinho do lado esquerdo, onde o recomendado é que se coloque o logo de sua empresa. Existem exceções, como durante ações promocionais momentâneas ou sacadas em que se faz uma interação entre o avatar e a cover propriamente dita.
A cover é aquele retângulo maior que fica no topo da fan page. É possível usar imagens fotográficas, de paisagens, com pessoas e outras que você achar adequadas à mensagem de sua empresa. Pode-se optar também por grafismos e ilustrações.
O que não se pode é exagerar muito em textos. Na verdade, quanto menos texto neste elemento, melhor, porque a capa da fan page já tem diversos campos de textos para serem completados obrigatoriamente, além das abas que você pode formatar da melhor maneira para não interferirem com o layout da cover.
Layout de Email Marketing
Uma das dicas de Marketing Digital mais básicas quanto ao layout de Email Marketing é que ele deve conversar com a identidade visual de sua empresa. Abrir um Email Marketing e ser direcionado para uma página que não combina em nada com ele não pode acontecer, pois isso vai causar estranheza aos usuários.
Fora isso, a regra do “above the fold” também pode ser usada aqui, com especial atenção para o Call to Action, que detalharemos a seguir.
Call to Action
Usado em diferentes mídias do Marketing Digital, desde Email Marketing até sites, o Call to Action (CTA) costuma ter cores fortes, que chamam a atenção do usuário.
A dica de Marketing Digital para o CTA é fazer os chamados testes AB, sempre que possível. Você pode fazer 2 Landing Pages ou dois Email Marketing, um com Call to Action azul e outro vermelho.
Envie seus emails e confira quais CTAs tiveram maior taxa de cliques. Assim, você fará escolhas muito mais acertadas.
Blogs
Finalmente nossa última dica será sobre blogs. Mais uma vez ressaltamos a importância de se manter uma identidade visual consistente. Além disso, clareza e facilidade de navegação, além de praticidade de se encontrar os assuntos desejados é fundamental.
Tome bastante cuidado ao escolher categorias e tags e não se esqueça de uma boa ferramenta de busca interna.
Destacar na lateral os posts mais visitados e, dentro de cada postagem, quais outros artigos estão relacionados ao assunto também ajuda a proporcionar uma boa experiência ao usuário.
Outro ponto importante em relação a todas as mídias citadas é o uso de imagens de alta qualidade, preferencialmente profissionais ou coletadas em bancos de imagens.
E uma maneira de diminuir os custos de criação dessas peças, sejam sites, Email Marketing ou outras, como banners digitais, é usar sites de concorrência criativa, como o We Do Logos, com alta qualidade e ótimo resultado.
Este texto foi escrito por Pedro Renan, CMO da We Do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.
Via: resultadosdigitais.com.br/blog/design-no-marketing-digital/
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